segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Maricá vai receber atletas olímpicos

Maricá - O principal centro de treinamento e sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Maricá, foi pré-selecionado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para servir de alojamento e treinamento para atletas que virão ao país disputar a competição. 



A sede do CBTARCO, que funciona num terreno doado pela prefeitura de Maricá, também será palco de um convênio firmado entre a secretaria de Esporte do município e o Ministério do Esporte para formar novos talentos do Tiro com Arco no país. A partir de março, duas turmas formadas por 64 crianças e jovens de escolas da cidade serão treinadas por instrutores profissionais nas instalações da Confederação.
Localizada no bairro Itapeba, a confederação escolhida em Maricá está cercada de vegetação nativa, é localizada próxima ao aeroporto e está em rua de acesso asfaltado. Numa área de 27 mil m2, o CBTARCO possui capacidade para alojar 24 atletas e sala de musculação com modernos equipamentos adequados à prática da modalidade de tiro com arco. Além disso, em sua instalação, há um ginásio aberto que serve para treinamento dos atletas, sala de reunião, refeitório e cozinha. Antes dos jogos, está prevista a ampliação do número de alojamentos, a construção de um departamento médico, sala de fisioterapia e piscina.
Responsável pelo processo de cadastramento do CBTARCO junto ao Comitê Olímpico, Rui Ribeiro de Castro disse que o processo respeitou uma avaliação criteriosa, em várias etapas que incluíram palestras, preenchimento de questionários, comprovações de documentos, inspeção e visita técnica ao local.
O Processo de seleção
O processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento de pré-jogos durou 12 meses e envolveu a análise de documentos e visitas técnicas. O diretor de esportes do comitê olímpico, Agberto Guimarães, explica que o objetivo da seleção é identificar instalações em todo o país que atendam aos requisitos técnicos e recomendações que permitam a vinda de atletas para o Brasil antes dos jogos, visando à concentração e ao aperfeiçoamento do treinamento e a sua aclimatação às condições locais.
Além disso, também foram avaliados os acessos à instalação, proximidade de aeroportos com voos domésticos, além da rede hoteleira e hospitalar disponível nas proximidades.
O diretor acrescenta que pode haver alteração nessa pré-seleção. “Essa ainda não é uma lista final. Poderemos ter inclusões e exclusões de cidades e instalações”, explicou. 
Fonte: Jornal Enter

Nenhum comentário:

Postar um comentário