domingo, 1 de abril de 2012

Andef: uma década de bastante apoio em Niterói aos atletas paralímpicos

'Fábrica' de esportistas muito especiais, o Centro Esportivo e Social da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos, localizado no bairro Rio do Ouro, completa dez anos 
Área de 42 mil metros quadrados é utilizada para treinamento e reabilitação. Foto: Nathália Felix

A Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) completa nesta segunda-feira 10 anos de inauguração do Centro Esportivo e Social, no Rio do Ouro. A festa será realizada na terça-feira, a partir das 13 horas, e vai reunir pessoas atendidas pela instituição.
Além de ser o 1º Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil, a área de 42 mil metros quadrados reúne serviços gratuitos, como sessões de reabilitação fisioterápica; aulas de idiomas, informática, culinária e técnicas de beleza (depilação, manicure e cabeleireiro); e atividades esportivas para a comunidade, seguindo a filosofia da inclusão inversa, onde a Andef recebe a comunidade para o convívio com pessoas com deficiência.
Já estão confirmadas as presenças da tradicional Banda do Henrique Lage e do Projeto Gugu, na modalidade dança de salão. Representantes da indústria da beleza darão aulas de coloração capilar e maquiagem. A Trupe Nariz Solidário, conhecida pelas visitas às crianças internadas em hospitais, promete arrancar boas risadas também dos jovens e adultos presentes. Os palhaços irão ministrar oficinas de leitura junto com voluntários da Recicla Leitores, uma iniciativa que recebe livros doados e repassa a jovens leitores sem condições para comprá-los.
Escritores vão debater sobre suas obras no evento- E não é só com novos títulos que os leitores terão um contato mais próximo, os escritores Tammy Luciano, Patrícia Barbosa, autora do livro “As Mais”e Marcio de Souza irão contar sobre o processo de criação de suas obras durante o evento.
Os profissionais de saúde da Andef estarão a postos a tirar dúvidas sobre a qualidade de vida das pessoas com deficiência e da comunidade, com aferição de pressão arterial, peso corporal, entre outros. Para os interessados, haverá um aulão de ginástica com exercícios leves praticados nas aulas de condicionamento físico.
Com uma programação repleta de surpresas, a Andef vai sortear brindes e haverá muitas homenagens a todos que ajudaram construir e manter o primeiro e maior o Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário