sábado, 7 de abril de 2012

Controle Social em Maricá

 
Nobres amigos membros do COMCID, Delegados de Bairro, Conselheiros da Cidade e demais amigos desta Cidade Maricá.


Precisamos fazer uma grande REVOLUÇÃO e esta poderá ser implantada através de um melhor Controle Social.
 


Participei do Curso de Controle Social e Cidade promovido pela Controladoria Geral da União - CGU e no dia 12/04 estarei recebendo o meu Certificado.


Posso lhes afirmar que este curso foi e será de grande valia para que possamos realizar de forma mais técnica, objetiva e profissional, um maior Controle Social na Gestão Pública Municipal, em todas as esferas que utilizam os Recursos Público em Maricá.


Atualmente estou Presidindo o Conselho Municipal da Cidade de Maricá -RJ - COMCID.

Não sou candidato a cargo político, mas acompanho a trajetória dos políticos de Maricá, desde 1995 quando pela 1ª vez me filiei a um partido e este foi o PMDB, partido no qual permaneci por 13 anos, me filiando ao PT em 2008, por solicitação de minha Mãe que foi uma das pessoas que lutou ao lado de grandes guerreiros para trazer o PT para Maricá. “Em uma época em que não existiam os quaquás e as diversas improbidades na política de Maricá”.

Deixei o PT em Dezembro de 2011, triste com a falta de compromisso deste partido com a Cidade onde eu nasci. Fiquei alguns meses definindo que partido poderia ser aliado na luta por uma sociedade mais justa e igualitária, em março deste ano, entreguei minha ficha de filiação ao PPS, na expectativa deste ser um bom Partido que de fato queira lutar e ser um defensor da causa popular em Maricá.

Sempre que posso, compareço a Câmara de Vereadores visando acompanhar e anotar as movimentações e votações no Legislativo Municipal.

Tenho observado nos últimos anos muita discussão na Câmara de Vereadores local, nenhuma transparencia e uma total falta de ação.

Tenho observado também a enorme falta de transparência com referencia a utilização dos Recursos Público Municipal e lamentavelmente após várias CPIs instauradas, a maioria dos Vereadores preferem fazer vista grossa e parabenizar o Quaquá, esquecendo-se estes Vereadores que foram eleitos para: Legislar, fiscalizar e julgar as diversas improbidades do atual gestor, deveriam também, cobrar soluções para o verdadeiro CÁOS político e administrativo implantado pelo Quaquá em Maricá. 

“NUNCA ANTES na história desta Cidade tivemos tanta CPI relatando: FORMAÇÃO DE QUADRILA; IMPROBIDADE; PREVARICAÇÃO; CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA, DESVIO DE RECURSOS PÚBLICO,  etc...” 

"NUNCA ANTES na História de Maricá tivemos um Prefeito respondendo a DEZENAS de AÇÔES CIVIS PÚBLICA, boa parte por IMPROBIDADE, como responde o prefeito Quaquá"

Tudo isto sob a “sic” PROTEÇÃO da MAIORIA dos Vereadores desta Cidade” e tudo isto pode ser comprovado indo atualmente assistir uma Sessão da Câmara Lenta dos Vereadores de Maricá, onde quase todos os Vereadores traçam elogios ao “péssimo” gestor Quaquá e sua equipe de incompetentes, uma Gestão, que segundo o relatório da CPI existe FORMAÇÃO DE QUADRILHA.

Temos caminhos que não tínhamos antes. Temos a CGU, o TCU, o Ministério Público Federal e Estadual e temos também o Judiciário, “apesar da sua lamentável letargia em agir”, porém, todos estão  na contra ponta ajustando o que não está dentro dos eixos, e só assim  poderemos realmente fazer com que a Gestão Pública seja do povo, pelo povo e para o povo como é preciso e preconiza em Leis. Porém sabemos que para isto se faz necessário um imediato e maior CONTROLE SOCIAL da atual e das futuras gestões.

Os Conselhos, estão devagarinho se dando conta que  o controle social  é necessário e que eles detêm muita força e energia para as mudanças necessárias, porém, o Poder Executivo ainda domina boa parte dos Conselhos Municipal e tem impedido um melhor controle social e conseguentemente a mobilização popular.

É preciso uma maior participação do Cidadão nas discussões referentes aos serviços público, referentes a forma de utilização dos recursos público, dando sugestões e cobrando uma melhor utilização do dinheiro que é público e deve ser utilizado para melhorar a qualidade de vida do povo.

Nós do COMCID – Conselho Municipal da Cidade de Maricá-RJ, desde o início da posse da atual Diretoria, temos nos colocamos a disposição da população e dos atores políticos de nossa Cidade. Porém cabe aqui ressaltar que não temos nenhum apoio do Executivo Municipal e pouquíssimo apoio do Legislativo, talvez por medo da cobrança e o MEDO MAIOR parece ser o do CONTROLE SOCIAL, que poderia dificultar ou até mesmo evitar o descarado desvio dos recursos público que fica cada vez mais evidente em Maricá.

Quatro (04) longos anos se passaram e nenhuns dos atuais Vereadores se colocaram a disposição de nossa população ou do Conselho da Cidade, visando apoiar o controle social,
O Poder Executivo fechou as portas para a real participação popular, apesar de nossas diversas manifestações e solicitações de informações.

Desta forma, nos colocamos a disposição da população para implantarmos em Maricá um melhor controle social da gestão pública municipal, e CONVIDAMOS todos e todas a participarem de nossas Reuniões e discussões sobre CONTROLE SOCIAL e CIDADANIA.

Temos hoje um espaço gentilmente cedido pelo Presidente da Sub-Sede Estadual dos Direitos Humanos e Mediação de Conflitos, situada no Shopping Inoão 2º Piso. E todos estão convidados a conhecer e participar de nossas reuniões e eventos.

Atenciosamente

Adm. Cesar Augusto M.Filho
Conselho da Cidade
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário