Rio -  Com o objetivo de potencializar a mão de obra local, a Prefeitura de Maricá acertou parceria com o Instituto de Ciências Náuticas (ICN), Senai e Transpetro para qualificar1.000 estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade.

Pelo acordo, os jovens irão fazer o curso básico de Segurança em Plataforma e Saída de Aeronave Submersa no ICN e estagiar em plataformas da Transpetro. Os investimentos, na ordem de R$ 1 milhão, serão pagos integralmente pelo governo municipal. As aulas começam em maio, e a previsão é que os jovens estejam formados em setembro. A carga horária total é de 88 horas. Pela legislação, as empresas devem ter cerca de 25% de mão de obra nacional.
Segundo o prefeito Washington Quaquá, o Senai vai utilizar as instalações do ICN, no distrito de Itaipuaçu, para formar 200 jovens em cursos na área de elétrica e mecânica voltada para o setor naval.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
“Estamos trazendo empresas para garantir oportunidades no mercado offshore. A Transpetro solicitou profissionais de eletricidade e mecânica do setor naval que serão formados pelo Senai”, destacou o prefeito. As vagas serão destinadas ao Ensino Médio.

São realizados diversos exercícios de simulação, como combate a incêndio em helicópteros, tanques e praça de máquinas, sobrevivência pessoal em plataformas de saltos e local para deflagrar balsas infláveis, embarcação de sobrevivência, bote de resgate e píer para atracação. O espaço também conta com alojamentos para 120 alunos. 
Fonte: O Dia Online