Corredores vão sair do Caminho Niemeyer, em Niterói, e chegada acontece em frente ao Museu de Arte Moderna, no Rio. Confira as interdições que ocorrerão no trânsito
Acontece neste domingo, a partir das 7h30, a Corrida da Ponte Sedex, quando oito mil atletas nacionais e internacionais vão percorrer um trajeto de 21 quilômetros em um percurso estimado de 2h45. O evento dará cerca de R$ 65 mil em premiação a ser distribuída entre os vencedores. Entre os oito mil corredores, 44 são atletas da elite e disputam a premiação de R$ 10 mil dada ao primeiro colocado no masculino e no feminino. O ponto de partida do evento será no Caminho Niemeyer em Niterói e o de chegada no Aterro do Flamengo, em frente ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio. A principal recomendação é que a Ponte Rio–Niterói seja evitada das 2h até às 14h do domingo, no sentido Rio. Em Niterói, estão programadas diversas interdições para evitar transtornos.
Detalhes - Depois de vencer as dificuldades da Ponte, os atletas poderão se refrescar nos chuveiros instalados na Perimetral, além disso, postos de hidratação com água, repositor energético, banheiros químicos e serviço de atendimento médico, estarão disponíveis por todo o trajeto.
Ônibus da prova farão o resgate de atletas desistentes ou que estejam correndo abaixo do tempo máximo de conclusão do percurso, que será de 2h45m. Para garantir a conclusão neste espaço de tempo, a organização exigiu dos participantes o comprovante de finalização de uma maratona ou meia maratona entre 2010 e 2011 em 2h45m e 5h30m, respectivamente, ou da Corrida da Ponte de 2011 em até 3h.
Interdições
Para a realização da prova, desde as duas horas da madrugada de domingo a pista sentido Rio será operada em regime especial, sendo que das quatro faixas existentes, apenas uma será destinada ao tráfego de veículos, o que deverá impactar o trânsito nas vias de São Gonçalo e Niterói que dão acesso à Ponte. As demais faixas serão ocupadas pelos atletas e todo o aparato especial necessário à segurança do evento e dos usuários da rodovia.
Atenção as ruas interditadas:
º2h – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Rio)
º2h30m – interdição das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)
º6h30m – interdição da faixa 2 (sentido rio)
º10 – liberação das faixas 3 e 4 (sentido Niterói, na praça do pedágio)
º14h – liberação total da Ponte.
História da prova
A novidade do percurso com poucas curvas e ausência de poluição seduziu, em 26 de novembro de 1981, três mil corredores, das mais variadas faixas etárias, que percorreram 21,6km na, então inédita, Corrida da Ponte. O circuito Atlântico-Boa Vista, como era chamada a corrida, teve a largada dada pelo então prefeito de Niterói, Moreira Franco.
A prova teve início da Avenida Amaral Peixoto em frente à estação das barcas, que, aliás, foi o transporte utilizado pela maior parte dos corredores.
Nos anos de 1982 e 1986, a prova voltou a acontecer, mas com dificuldades por causa do movimento de carros.
No ano passado, todas as esferas do poder público se uniram e foi possível voltar a realizar a corrida da Ponte.
De olho no trânsito
Um esquema especial foi elaborado pela subsecretaria de Trânsito da Prefeitura de Niterói para garantir o fluxo do trânsito no Centro de Niterói, durante a Corrida da Ponte. Para neutralizar o impacto da interdição da pista da Avenida Feliciano Sodré, sentido Centro, que vai permanecer isolada como trecho da prova pela manhã, todo o trânsito de coletivos será desviado da via.
A interdição nas ruas de Niterói começará às 6h e se estenderá até 9h. O bairro Ponta da Areia terá uma divulgação específica para orientação dos moradores, que terão o trânsito de entrada e saída do bairro interrompido durante a largada, cerca de 30 minutos. Faixas serão afixadas nas principais ruas e informativos distribuídos.
Atenção às ruas interditadas:
ºAvenida Professor Plínio Leite;
ºRua Jornalista Rogério Coelho Neto;
ºAvenida Churchill, entre a Rua Doutor Fróes da Cruz e Avenida Professor Plínio Leite;
ºAvenida Feliciano Sodré, trecho entre a descida da Ponte até a Avenida Visconde do Rio Branco, no sentido Fonseca/Centro.
Inversão de mão de direção:
ºAvenida Churchill, no trecho entre a Rua Marquês de Caxias e o Terminal Rodoviário João Goulart.
Saída do Terminal:
ºEm frente à Rua Marechal Deodoro, para todos os ônibus.
ºDesvio dos veículos da Avenida Feliciano Sodré para a Avenida Jansen de Melo.
Fonte: O FLUMINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário