quinta-feira, 14 de junho de 2012

Maricá terá conferência contra dependência química


Texto: Sérgio Renato | Fotos: Fernando Silva
  
Grupo de trabalho durante planejamento da conferência contra a dependência química.
A Subsecretaria de Prevenção e Combate à Dependência Química de Maricá prepara a realização da 2ª Conferência Municipal de Enfrentamento da Dependência Qúimica, marcada para o dia 4 de julho, das 9h às 18h, no Ciep Maria do Amparo Rangel, no Centro. Os parâmetros do evento estão sendo definidos em fóruns mensais com alguns dos grupos participantes, como o que ocorreu nesta terça-feira (12/6) na sede da Secretaria de Assistência Social e Participação Popular, com a participação da secretária Laura Maria Costa.
Entre os objetivos da conferência, está a elaboração de um plano municipal contra o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas em Maricá, além de propor uma política municipal voltada para o setor sob o paradigma do direito à cidadania. Também durante o evento, ocorrerá a eleição do Conselho Municipal de Enfrentamento da Dependência Química e a implantação do Conselho Municipal Anti Drogas, órgão este que tem orientação do governo Federal.
Para o subsecretário Pedro Victorino, a conferência vai concretizar a importância de um trabalho que teve início no atual governo e que conta com a participação de órgãos e instituições como Alcoólicos Anônimos, Conselho Tutelar, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e a Secretaria Municipal de Educação.
“O que fazemos hoje é algo inédito em nossa cidade e temos uma resposta muito positiva”, afirmou o sociólogo, que é presidente da instituição Projeto Livres, que funciona no bairro do Retiro e trabalha na recuperação de dependentes químicos. O próprio Pedro se define como um dependente “em recuperação”.
  
“Me coloco desta forma porque acredito na filosofia de que a dependência química é algo que não tem cura. Eu estou há 12 anos nesse processo e mantenho a tese do ‘um dia de cada vez’, do ‘só por hoje eu não vou me drogar’, e tem funcionado bem”, garante ele, revelando ter sido usuário de maconha e cocaína. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário