Liminar obtida na Justiça a favor do estabelecimento garantiu a reabertura de um dos acessos ao local, porém, novas restrições foram adotadas diante da medida
Depois um dia de congestionamentos significativos que se prolongaram por vias de trânsito municipais e até intermunicipais, resultando na interdição do estacionamento do supermercado Guanabara de Niterói, o tráfego pelas ruas da cidade se manteve lento nas ruas Marechal Deodoro e Visconde de Sepetiba, bem como em pontos isolados das proximidades da unidade varejista no último sábado (20). Durante a madrugada, uma liminar obtida na Justiça garantiu a reabertura de um dos acessos ao local, porém, novas restrições foram adotadas diante da medida.
“A entrada de veículos na loja está permitida apenas através da Rua Marechal Deodoro - onde um ponto de ônibus foi deslocado para ficar mais próximo do mercado - e a saída pela Rua São João. Reservamos uma área específica para embarques e desembarques de táxi. Estamos tentando diminuir o impacto no trânsito, por isso, estamos em diálogo permanente com a Prefeitura, a NitTrans e com a Polícia Militar. Queremos ajudar”, explicou o gerente de novos empreendimentos da rede Guanabara, Luiz Fernando Rodriguez Gomez.
“O público é grande e, para atendê-lo, mobilizamos mais 380 funcionários para Niterói. Eles estão ajudando na operação de caixa, empacotamento e orientações aos motoristas também. Todos estão em treinamento para, posteriormente, serem alocados em nossas novas lojas previstas para a região. Estimamos que nosso cliente utilize até duas horas para fazer suas compras”, considerou Gomez. Segundo a rede varejista, cerca de sete mil pessoas passaram pelo Guanabara niteroiense apenas no primeiro dia de promoção do mercado.
O secretário municipal de Segurança e Controle Urbano, Ruy França, confirmou a liberação condicional do estacionamento do estabelecimento e afirmou que a equipe de orientação de trânsito da área foi reforçada. “Eles conseguiram a permissão de reabrir. No final de semana, o número de veículos nas ruas não é o mesmo se comparado com o de dias úteis, por isso, o impacto é menor. O assunto está na Procuradoria do Município e, na segunda-feira (22), dependerá dela recorrer ou não”.
“A interdição do estacionamento aconteceu porque a mobilidade da cidade ficou completamente comprometida e isso não pode acontecer. Precisamos pensar no bem coletivo se ocorre o estrangulamento de uma via importante do município, esse é um dos principais fatores determinantes para uma ação diferente. De qualquer forma, estamos em contato com a administração do mercado e eles se demonstram sensíveis para evitar esses problemas”, completou o secretário.
Por sua vez, Cristianne Dias, coordenadora da Secretaria de Serviçoes Públicos Transito e Transporte (SSPTT) de Niterói, lembrou que todas as demais mudanças no tráfego pela localidade foram publicadas em Diário Oficial. “E sstamos com 22 guardas municipais, 12 agentes da NitTrans e policais militares concentrados na região para auxiliar nos trabalhos de orientação dos motoristas”, enfatizou.
Já o subinpetor da Guarda Municipal, Paulo Brito, reportou que o estabelecimento ainda mantém o controle de entrada de veículos na loja. “Conforme combinamos, quando o estacionamento fica lotado ele é fechado. Até o início da tarde deste sábado (20), isso aconteceu sete vezes. Estamos identificando a procedência dos carros e constatamos o fato de termos, em cada dez veículos, seis vindos de outras cidades”, revelou.
Compras - De acordo com moradores do entorno do Guanabara, a movimentação de pessoas no segundo dia de promoção do supermercado já era grande antes mesmo da abertura da loja. Apesar dos gargalos, o adminstrador Carlos Henrique Lutz, de 31 anos, justificou que o sacrifício é válido.
“Para vir, peguei ônibus e voltarei de táxi. Estou há uma hora na fila e devo aguardar mais uma até chegar ao caixa, mas não desisto porque o preço está muito em conta”, sustentou Lutz, morador de São Gonçalo.
Estacionamento nas ruas – Nas proximidades do supermercado, a Prefeitura proibiu o estacionamento na Rua São João - em ambos os lados, no trecho entre Avenida Marquês do Paraná e Visconde de Sepetiba; Rua Visconde de Sepetiba - em ambos os lados no trecho até Rua Marechal Deodoro, onde o estacionamento também permanece proibido em ambos os lados da Rua Visconde de Sepetiba até Avenida Marquês do Paraná.
Além dessas, foram fechadas as ruas Coronel Francisco Cruz, Monte Líbano e Alcides Figueiredo, onde agentes de trânsito liberam o acesso apenas para moradores.
Fonte: Ofluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário