terça-feira, 9 de abril de 2013

Dia especial para a saúde: Instituto Vital Brazil faz série de atividades

Por: Vinícius Rodrigues 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, aulão de ginástica foi realizada no pátio da unidade. Público pode realizar cadastramento para obter novo cartão do SUS

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, aulão de ginástica foi realizada no pátio da unidade. Público pode realizar cadastramento para obter novo cartão do SUS














O Instituto Vital Brazil deu seguimento, na manhã da última segunda-feira, à comemoração do Dia Mundial da Saúde. Com diversas atividades no pátio da unidade, moradores da região puderam realizar um aulão de ginástica, exames de sangue. Também houve distribuição de preservativos, aferição de pressão e distribuição de folhetos explicativos. Além disso, o público interessado pode realizar um recadastramento para fazer o novo cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No domingo, outras atividades foram realizadas no Campo de São Bento, em Icaraí, Zona Sul da cidade.
Com muita festa e animação, o público se submeteu a uma aula de ginástica para iniciar o dia das atividades. Com exercícios leves e divertidos, todos eram convidados a um alongamento com um profissional de Educação Física. Logo após a ginástica, o público foi atendido por profissionais da Policlínica Regional Sérgio Arouca, que funciona ao lado do instituto.
“É legal a iniciativa. Eu vim para fazer todos os exames possíveis, principalmente fazer o meu cartão do SUS, já que plano de saúde está complicado. Até agora não apresentei problemas maiores. De qualquer forma, é bom estar se cuidando para evitar complicações futuras”, revelou a idosa de 65 anos, Arilene da Silva Costa. 
O cartão SUS é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento e irá conter todos os dados sobre quando e onde o paciente foi atendido, quais serviços foram prestados e por qual profissional e quais procedimentos foram realizados. Seu uso facilita a marcação de consultas e exames e garante o acesso a medicamentos gratuitos.
Para fazer o cartão, que passará a ser obrigatório para todas as pessoas que forem atendidas pelo SUS (postos de saúde, UPAs ou hospitais), é necessário preencher um cadastro e apresentar cópia dos seguintes documentos: Identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. O cartão também servirá para levantar dados para pesquisas sobre como anda a saúde no Brasil.
Até o final do evento, que começou às 8h e foi até 12h, foram atendidas 40 pessoas.


Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário