quinta-feira, 11 de abril de 2013

Polícia de SG investiga infrações ligadas ao Rio Card

Por: Patrícia Fahlbusch 

Fraudes no uso dos cartões Rio Card, que dão direito a gratuidade, estão sendo investigadas pela Delegacia de Polícia de Alcântara, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro















Agentes a delegacia de Alcantara , a 74ª DP, investigam uma suposta quadrilha que está utilizando o cartão Rio Card, que dá direito à gratuidade nas viagens nos transportes públicos, pertencentes a terceiros, como os cartões seniores, para maiores de 65 anos, alunos da rede pública e portadores de necessidades especiais. Do início da semana até esta quinta-feira, 15 registros foram feitos na DP, denunciando o uso dos cartões por pessoas que não eram as verdadeiras beneficiárias. 
De acordo com o fiscal da autoviação ABC, que abrange os coletivos das linhas Mauá, auto Alcântara e Icaraí, Edson Luiz felizardo Pereira, de 42 anos, quando o passageiro é flagrado com o Rio Card de outra pessoa é levado pelo fiscal para a delegacia, mas acaba prestando depoimento e sendo solto, e responde pelo crime de falsidade ideológica e uso de documentos falsos em liberdade.
"No ano passado a empresa somou 600 registros desse crime. Os cartões ficam apreendidos na delegacia, que busca seus verdadeiros portadores. Esse golpe gera um prejuízo para a empresa de ônibus de cerca de 35% em função da perda de arrecadação por causa das gratuidades fraudulentas", disse o fiscal.
Ele ainda acrescentou que muitas vezes os motoristas, após flagrarem a irregularidade, tentam impedir o embarque dos passageiros com os cartões que não lhes pertencem no coletivo, mas são ameaçados e muitos sofrem até agressões.
Segundo os investigadores, os suspeitos de participar da fraude, mesmo respondendo em liberdade, depois tem que prestar contas nos juizados especiais criminais, os jecrims.


Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário