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segunda-feira, 30 de abril de 2012

Metrô: integração entre SG e Niterói deve sair do papel

Por: Bianca Lopes 

Governo federal já liberou os recursos para a implantação da Linha 3 do Metrô, que deverá ser estendida até o município de Itaboraí. Projeto prevê a construção de 14 estações 









O Governo Federal anunciou a liberação dos recursos para a implantação da Linha 3 do Metrô, ligando Niterói a São Gonçalo. Realizado pela Secretaria Estadual de Obras no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Metrô será responsável pela integração dos dois municípios, com possível extensão até Itaboraí, onde está sendo construído o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Os investimentos públicos totalizam R$ 1,734 bilhão, sendo R$ 500 milhões do Orçamento Geral da União (OGU), R$ 774 milhões do BNDES, R$ 200 milhões de financiamento com o Banco do Brasil e R$ 260 milhões de compensação ambiental.
“Em um mês será lançada a modelagem do edital, definindo as regras que a Parceria Público Privada (PPP) terá que seguir. Em outubro o edital será lançado e nossa previsão é que em janeiro de 2013 possamos contratar e dar início às obras” disse o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.
“A linha 3 do Metrô é uma revolução na mobilidade das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Acredito que a população tenha ficado feliz com esta notícia”, afirmou o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.
Projeto
A Linha 3 começa na estação Arariboia, num projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, desenvolve-se ao longo de um trecho de 22 quilômetros, sendo 17,7 quilômetros em viadutos e 4,3 quilômetros em superfície, ligados por 14 estações, possuindo ainda um estacionamento e garagem para pequenos atendimentos e reparos no Barreto, Zona Norte, e um Centro de Manutenção, em Guaxindiba, São Gonçalo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, o Metrô atenderá a grande necessidade de transporte de passageiros gerada pelos municípios atingidos, além de garantir o deslocamento intermunicipal da população dos municípios abrangidos, de aproximadamente 1,7 milhão de habitantes.
Calcula-se que 70% dos usuários da Linha 3 terão como destino a cidade do Rio de Janeiro, utilizando a Estação Arariboia, a maior do sistema, como estação terminal e de integração. Essa estação ficará ao lado de onde hoje encontra-se o terminal das Barcas e será construído um terminal intermodal, integrando os sistemas de metrô, barcas e ônibus municipais e intermunicipais, atendendo aproximadamente 600 mil passageiros/dia. 
Ampliação
A outra estação terminal é Guaxindiba, localizada próximo à BR-101, que permitirá a integração intermodal com os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Magé, garantindo o deslocamento até Niterói e Rio de Janeiro.
Há uma expectativa de ampliar o sistema até Itambi, em Itaboraí, para atender os funcionários do Comperj, e Visconde de Itaboraí. Entretanto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário (Sinticom), Manoel Vaz, lembra que a estação precisa ir mais além para atender os trabalhadores. “Precisa chegar até Porto das Caixas, não só até Guaxindiba. A região é muito carente de transporte”, acredita.  
O projeto de revitalização da estação Barreto prevê a recuperação da antiga estação ferroviária, atualmente desativada. Já a estação Vila Lage, a primeira de São Gonçalo, ajudará a estruturar o transporte de massa na região. Aquela área hoje é servida apenas por ruas, que acabam com grandes engarrafamentos, prejudicando a economia local e o meio ambiente. Na Praça do Zé Garoto, no Centro de São Gonçalo, haverá dois acessos, para atender ao grande fluxo de passageiros na região. A expectativa é reduzir o tempo de deslocamento entre as duas pontas da linha de duas horas para 40 minutos, garantindo um transporte limpo e seguro.

Fonte: O FLUMINENSE

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