quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ponto turístico de Niterói pode ser patrimônio mundial

Por: Ciro Cavalcante 

Muralha do Forte do Pico, em Jurujuba, vai representar o Rio de Janeiro na categoria “Paisagem Cultural” durante a Convenção do Patrimônio Mundial que acontece na Rússia, no próximo mês















Impossível passar à noite pela orla da Zona Sul de Niterói e não perceber a iluminação vinda do alto de uma montanha de Jurujuba. Trata-se da muralha do Forte do Pico, localizada no morro de mesmo nome, incluído no projeto “Rio de Janeiro, Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”, para candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria “Paisagem Cultural” - que compreende os cenários naturais moldados pelas mãos do homem, de modo a preservar sua paisagem cultural, por meio de união de esforços internacionais nesta conquista.
A proposta apresentada na Unesco pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e pela superintendente do Iphan no estado do Rio, Cristina Lodi, compreende as áreas do alto do Corcovado até o Morro do Pico, além dos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca, o Passeio Público, o Jardim Botânico, o Parque do Flamengo, a Baía de Guanabara e as orlas de Copacabana. A candidatura da ‘Cidade Maravilhosa’ já passou por todas as etapas de avaliação e será votada no próximo mês, na Convenção do Patrimônio Mundial que acontecerá em São Petersburgo, na Rússia.
Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), José Haddad relatou que caso o resultado se concretize, além de toda a questão ambiental em foco, o turismo da cidade pode ser fortalecido. “Será muito importante para todo o Estado do Rio, se o município do Rio de Janeiro se tornar um Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, pois cria mecanismos e ferramentas de preservação para as nossas inúmeras belezas edificadas e naturais. O fato de o Morro do Pico fazer parte da área que deverá ser incluída como patrimônio da Humanidade fortalece ainda mais o nosso roteiro integrado de divulgação turística, através do cardápio regionalizado Maravilhas do Rio e Niterói”, disse.
Ele destaca, ainda, que Niterói detém o maior complexo de Fortes da América Latina guardando uma rica história arquitetônica. “Aqueles que procuram um passeio que une a história do país a belezas naturais e arquitetônicas incríveis, fortificações militares e paisagens deslumbrantes, Niterói supera todas as expectativas, pois abriga o maior complexo de Fortes da América Latina”, diz o presidente.
Serviço – Para chegar aos fortes em Jurujuba, partindo do Centro de Niterói, o visitante pode pegar o ônibus 33. A linha passa pelos fortes abertos à visitação. A Neltur oferece aos sábados, domingos e feriados nacionais, um ônibus de turismo que passa pelos principais atrativos da cidade, inclusive, o complexo dos Fortes.




Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário