Páginas

domingo, 10 de junho de 2012

Obras da Via Litorânea na Boa Viagem seguem dentro do cronograma

Por: Juliana Sampaio

Intervenções seguem dentro da normalidade. Construção faz parte do projeto das Vias Orla e 100,um convênio entre a Prefeitura de Niterói e Universidade Federal Fluminense

  












As obras da Via Litorânea, na Boa Viagem, atrás do Campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal Fluminense, estão a todo vapor. Segundo a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), a obra transcorre dentro da normalidade, com a colocação de meio-fio, calçada e ciclovia. A construção faz parte do projeto das Vias Orla e 100, um convênio entre a Prefeitura de Niterói e a UFF. A cessão dos terrenos para a construção da Via Orla e da Via 100 pela UFF são medidas compensatórias requeridas pela Prefeitura pela licença das obras de ampliação da universidade. 
A Via Orla foi dividida em dois trechos, Via Orla – Gragoatá e Via Orla, segmento da Via Litorânea – Praia Vermelha, onde as obras são realizadas no momento. A Via permitirá apenas o fluxo de carros de passeio e veículos da UFF sendo proibida a circulação de caminhões. Terá corredor de ciclovias, redutores de ruído, calçadão, estacionamento para a instituição, contenção do processo de erosão e construção de um píer. Além disso, o projeto indica que a via seja construída a no mínimo  dez metros dos edifícios da universidade. 
Já a Via 100 ligará os campi do Valonguinho, Gragoatá (passando pelo Museu do Cinema) e Praia Vermelha. A via vai permitir o fluxo de carros, ônibus e caminhões fora da UFF. 
Os moradores da Boa Viagem e quem trafega pela Avenida Litorânea esperam que obra contribua para melhorar a mobilidade urbana de Niterói.
“Eu acredito que esse trecho vai ficar bom, ampliar uma via e colocar uma ciclovia vai fazer muito bem para o trânsito de Niterói”, aponta Célio Kaustchs, aposentado de 64 anos.
As vias Orla e 100 prometem melhorar o tráfego de veículos no Centro de Niterói.
“O trânsito é um dos principais problemas que a gente tem aqui. Acho que duas vias a mais vão desafogar o trânsito ali do Centro”, comenta Severino Haroldo da Silva, de 58, aposentado.
“Tem que ter uma sinalização melhor, igual à Rua Doutor Froes da Cruz tem. Há carros que entram nesse trecho numa velocidade muito grande”, reivindica a professora Vanda Raposo, de 49. “Precisa reforçar a segurança também. Eu já fui assaltada na descida do MAC”,  acrescenta.
Quem trabalha na região também espera que a obra seja positiva para a localidade e que a segurança seja reforçada no trecho.
“O trânsito aqui já é bem intenso. Tem que ver se não vai ficar mais violento. Às 5 horas já tem gente fazendo caminhada aqui, eu trabalho nesse quiosque até a noite e fico preocupado”, afirma o balconista Aldemir Teixeira, de 54.
De acordo com os termos do convênio entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, a universidade permitirá o uso da Via Orla, segmento Campus do Gragoatá, o que vai sair na Via Litorânea, somente ao fluxo de carros de passeio e acesso às diferentes áreas do Campus do Gragoatá e não permitirá construção de quiosques de qualquer natureza na via. 
Como parte da Prefeitura no acordo figuram a cessão para a UFF de ruas nos campi do Valonguinho e Praia Vermelha e que a iluminação e a rede de esgoto existentes sejam incorporadas à via pública.
A Prefeitura de Niterói divulgou no dia 1º de junho a chamada para tomada de preços para construção de muros e passeio para ciclovias na Avenida Litorânea. 
A obra será na faixa entre Avenida e o campus da Praia Vermelha da UFF e está marcada para o próximo dia 20 de junho.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário