Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Combate à dengue: carros fumacê na Região Oceânica e Zona Sul de Niterói

23/04/2013

Veículos percorrem diferentes localidades da cidade onde haja indicação epidemiológica. Pulverização é realizada em dois turnos de quatro horas, de segunda a sexta-feira




















Importantes na estratégia para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, os carros “fumacês” estão percorrendo diferentes localidades de Niterói, em dois turnos (manhã e tarde), onde haja indicação epidemiológica. De acordo com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cada localidade ou bairro indicado será visitado pelos “fumacês” em no mínimo quatro ciclos, com uma semana de intervalo entre as ações.
Os “fumacês” estão sendo utilizados de acordo com as recomendações da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (SVS/MS), em todo o município, realizando a pulverização em dois turnos de quatro horas, de segunda a sexta-feira, podendo ser estendida aos finais de semana. 
De acordo com a publicação da SVS/MS de 2009 “Novas diretrizes para as ações de controle da dengue”, a pulverização do inseticida ocorre em locais indicados, com a viatura trafegando a dez quilômetros por hora, com umidade relativa do ar acima de 50%, sem ventos (máximo tolerável 15 quilômetros por hora), sem chuva e com a temperatura ambiente entre 20 e 35°. E ainda: ação deve ocorrer nos horários mais frescos do dia, uma vez que o inseticida pulverizado sofre ação do calor, diminuindo sua eficácia. Cada pulverização deverá ser realizada de forma contínua, sem interrupções, o que requer vias de acesso livres de trânsito.
Em Maricá, a secretaria de Saúde também vem fazendo trabalho de combate ao mosquito com “fumacê”. Mais de dez localidades já foram beneficiadas.





Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário