Projeto da secretaria de Educação de Maricá inclui correção de solo e limpeza de canteiros, onde o que for plantado será auxiliado de perto por agentes multiplicadores recém-formados
A secretaria de Educação de Maricá iniciou na última quinta-feira uma série de oficinas de compostagem na cidade, a começar pela Escola Municipal Guaratiba, em um projeto que tem como finalidade a criação de hortas em unidades escolares e a realização de atividades práticas de educação ambiental e alimentar.
A promoção das oficinas é o primeiro passo para a implantação do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, fomentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. As próximas escolas municipais que receberão as oficinas são a Vereador Levy Carlos Ribeiro, na próxima quinta-feira, e E. M. Retiro, no dia 26.
A coordenadora municipal do projeto, Mariana Caruso, explica que o primeiro passo para a construção da horta escolar é corrigir o solo com práticas agroecológicas. A compostagem é uma metodologia que consiste em utilizar o lixo orgânico como material de adubação do solo.
“Até 60% do lixo que produzimos é orgânico. Quando utilizamos a compostagem, reduzimos o aporte de lixo enviado para aterros sanitários e ainda produzimos adubo de alta qualidade”, ressalta. O próximo passo é fazer a limpeza dos canteiros, realizar a oficina de produção de mudas e decidir quais espécies de hortaliças serão plantadas.
Projeto formou agentes multiplicadores em seis escolas- Mariana ainda acrescenta que em 2012 a secretaria municipal de Educação formou agentes multiplicadores em seis escolas municipais: Barra de Zacarias, Professor Darcy Ribeiro, Vereador Levy Carlos Ribeiro, Vereador Osdevaldo M. da Matta, Rita Sampaio Cartaxo e Retiro. O curso teve duração de 48 horas de aulas práticas e teóricas e contou com aulas de educação, meio ambiente e horta escolar, gastronomia e nutrição. Segundo ela, em 2013, os coordenadores voltarão a essas unidades escolares para auxiliar o processo de criação das hortas escolares.
Fonte: O FLUMINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário