sexta-feira, 22 de junho de 2012

Forte temporal acorda Niterói e marca o começo do inverno no Rio

Por: Aline Balbino

Chuva alagou ruas das zonas Norte e Sul e começo do dia foi bastante complicado para o morador. Encosta de comunidade em Santa Rosa desmoronou, porém, não houve feridos 









Demorou mas o clima de inverno começou a atingir o Rio de Janeiro. Os niteroienses foram surpreendidos por barulho de trovões e uma forte chuva que atingiu a cidade por volta de 5h30m de sexta-feira
A chuva torrencial deixou ruas alagadas na Zona Sul e Norte da cidade. Moradores do Barreto ficaram assustados ao ver algumas ruas como a Benjamin Constant alagada.
Além de vários pontos de alagamento, parte da encosta de um morro na Estrada da Garganta, em Santa Rosa desmoronou. Ninguém ficou ferido e o trânsito não foi prejudicado, já que a barranco não atingiu a pista. “Foi difícil sair de casa hoje para trabalhar com a chuva que caiu. Tive que esperar a chuva amenizar para sair de casa. O inverno esse ano não veio tão gelado, mas parece que vai ser de muita chuva”, disse a professora Luisa Neves, 26 anos.
De acordo com o Instituto de Meteorologia do Rio de Janeiro (Inmet), o Centro do Rio de Janeiro, recebeu 32.7mm, quantidade um pouco acima da média esperada para o dia de ontem. O nível de chuva não foi medido em Niterói, pois a estação de medição da cidade está desativada.
De acordo com o meteorologista Jorge Luiz Fernandes, o inverno é a estação onde há menos registros de chuva, mas com possibilidade de fortes chuvas. “O inverno é uma estação que chove pouco, mas não quer dizer que não possa ter temporal. Na média é a estação que chove menos e a temperatura sempre é baixa. A atmosfera ainda estava com temperaturas de outono, ela começa a cair a partir de agora. Aqui na região metropolitana podemos ter temperaturas de ate 29°”, disse.
Ele alerta para os cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos.“O grande problema do inverno é a saúde. Pois, o inverno um período em que a poluição fica concentrada na superfície. Os idosos e crianças sofrem, principalmente com problema cardiorespiratório. O ar fica muito seco, e propicia ao surgimento de doenças respiratórias”
Tempo para o fim de semana - O tempo também será de temperaturas baixas para o fim de semana na cidade. No sábado, o dia será nublado com aberturas de sol à tarde. Pode garoar de manhã e à noite. Já no domingo, o sol deverá aparecer com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A temperatura mínima será de 16 graus e a máxima será de 24 graus.
O clima fechado continua até segunda-feira. Na terça o dia será de sol com muitas nuvens, não há previsão de chuvas.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário