Rio -  A Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá está firmando convênios com o Senai e com o Instituto Federal de Tecnologia  da UFF para oferecer de 300 a 400 vagas em cursos de qualificação visando preparar a população local para o aumento de ofertas de trabalho qualificado no município. Novo foco de desenvolvimento econômico do Leste Fluminense, Maricá vem recebendo empreendimentos imobiliários de grande porte, a proximidade com o Comperj (petróleo e gás) e a criação do Pólo Naval de Jaconé (apoio às operações do pré-sal e logística de offshore) vão exigir cada vez mais profissionais com currículos adequados aos postos de trabalho.
Serão diferentes cursos como pedreiro, carpinteiro, eletricista, montador, garçom, entre outros. Haverá ajuda de custo para alimentação e transporte.
Para que o público possa se informar sobre as empresas e conhecer o mercado de trabalho, a secretaria programou apresentações da Transpetro (subsidiária da Petrobras, responsável pelo transporte dos produtos da estatal), sobre o tema “Profissões do Futuro”, nos seguintes locais: Dia 6 de julho, de 9 às 12 horas, no Ciep 451 – Prof. Robson de Mendonça Lou (Inoã); de 14 às 17 horas, na E.E. Francisco Nascimento (Ponta Negra); no dia 11 de julho, de 9 às 12 horas, na Casa Digital (Centro); de 14 às 17 horas, no E.E. Elisiário Matta, no Centro.
Os cursos serão ministrados nos CRAS – Itaipuaçu, Inoã, São José de Imbassai e Centro, e outros locais, quando houver necessidade de maior espaço. O início das aulas está previsto para agosto, tão logo se formem as turmas que terão 25 alunos, em média.
Carpintaria será um dos cursos oferecidos | Foto: Divulgação
Carpintaria será um dos cursos oferecidos pelo convênio | Foto: Divulgação