quinta-feira, 19 de julho de 2012

Obra muda camelôs de lugar na região central de Niterói

Por: Nara Meireles 

Mudanças na Visconde de Uruguai levam ambulantes a ocupar outras áreas. População se queixa da ocupação das calçadas no trecho que não está em obra














As mudanças na Rua Visconde de Uruguai, no Centro de Niterói, que passará de rua de pedestres a via liberada para veículos, têm levado vendedores ambulantes que ficavam no local a ocupar o trecho que ainda não entrou em obra e outras vias da região. A ocupação de calçadas pelos camelôs é alvo de reclamação de pessoas que moram, trabalham ou simplesmente transitam pelo local. Eles concordam com o projeto da Prefeitura de destinar outro área às atividades dos ambulantes. No início de outubro, as obras devem ser concluídas para que as calçadas sejam devolvidas aos pedestres e os vendedores recebam um espaço adequado.
Enquanto algumas pessoas acham que na rua há espaço para todos, outras reclamam da falta de exclusividade nas calçadas, que deveriam ser ocupadas apenas por pedestres. Para Telma Gorete, de 50 anos, que trabalha com idosos, a atividade dos camelôs pode ser exercida desde que em harmonia com os pedestres. 
“Cabe todo mundo. Quem quer trabalhar deve ter esse direito”, defende.
Já a funcionária pública Angela Dumas, de 61, acredita que a cidade fica mais desorganizada com os ambulantes ocupando indiscriminadamente as calçadas.
“Atrapalha quem quer passar, gera muita confusão.”
Para ela, a solução ideal é a construção de um lugar específico para os camelôs.
“Eles precisam trabalhar num lugar legal, só para eles. O certo é um espaço específico e central, para que o trabalho não seja prejudicado”, opina.
As obras da Visconde de Uruguai fazem parte do projeto de reordenamento do Centro e, segundo previsão da Prefeitura, devem ser finalizadas na primeira semana de outubro, quatro meses depois do seu início. 
O projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo contempla a abertura da Visconde do Rio Branco com alargamento do passeio e novo piso nos passeios das ruas Visconde de Uruguai, São Pedro, Coronel Gomes Machado e São João.
Segundo a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), a obra está em execução, começando pela Visconde de Uruguai, no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e São Pedro. Neste trecho, de acordo com a Emusa, já foram executados a limpeza da rede de águas pluviais, demolição dos pisos, escavações e construção de novas caixas de ralo, assentamento de novos meios-fios e de piso de passeio com peças de concreto intertravado e placas de concreto.
A Emusa explicou também que na Visconde de Uruguai, entre as ruas São Pedro e Coronel Gomes Machado estão sendo executadas a retirada do piso em pedra portuguesa e sua base. A Visconde de Uruguai está sendo aberta desde a Rua Marechal Deodoro até a Avenida Amaral Peixoto, com alargamento de calçada e colocação de novo piso. A Coronel Gomes Machado será aberta desde a Maetro Felício Toledo até a Visconde de Uruguai e terá pisos novos nas calçadas.
Após as obras os ambulantes deverão ser deslocados para o quarteirão da Rua São Pedro, entre a Visconde de Uruguai e Visconde de Itaboraí, e quadra da Rua Coronel Gomes Machado, entre as mesmas vias.



Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário