quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Começa a troca de mercadoria vencida nos supermercados


Consumidor que encontrar nos supermercados algum produto com validade vencida terá direito de receber, gratuitamente, outro idêntico dentro da validade 
 








A campanha “Todos de Olho na Validade”, organizada pelo Procon-RJ, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) começou nesta quarta-feira. Consumidor que encontrar nas gôndolas algum produto com validade vencida terá direito de receber, gratuitamente, outro idêntico dentro da validade. Se não houver a mesma mercadoria, o estabelecimento deve fornecer produto similar. Além disso, a loja deve exibir um cartaz explicativo da campanha contendo os direitos de cada consumidor.
Mesmo estando na lista dos supermercados conveniados com a Asserj, nesta quarta-feira, alguns estabelecimentos não haviam entrado ainda na campanha. Além de não haver qualquer sinalização, funcionários não sabiam informar se as novas regras já estavam em vigor. Num destes estabelecimentos, na Região Oceânica, o gerente chegou a entrar em contato com a direção central da empresa, ao ser abordado sobre o assunto. Minutos depois, afirmou que iria providenciar um cartaz e orientar sua equipe a fim de se adequar à campanha, mas só a partir de hoje.
No Guanabara, na Avenida Marquês de Paraná, não havia sinalização, mas funcionários informaram que as regras da campanha já valiam mesmo antes de sua entrada em vigor. O gerente da loja, que não quis se identificar, disse que “a preocupação com a validade dos produtos sempre foi contínua”, e que a “rotina não foi alterada”. Questionado sobre a falta do cartaz da campanha, o funcionário alegou que a responsabilidade pelo fornecimento do material publicitário era da Asserj.
A exceção ficou por conta do Supermercado Extra, ao lado da subida da Ponte Rio-Niterói. Logo na entrada da loja havia um cartaz da campanha, com o título acima escrito “De olho na Validade”. A gerência do local afirmou que toda a equipe recebeu treinamento do próprio Procon. 
A direção do Grupo Pão de Açúcar, ao qual pertence o Extra, informou, através de nota, que todas suas lojas do Estado do Rio de Janeiro já se adequaram à campanha. 

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário