Texto: Rafael Zarôr | Fotos: Clarildo Menezes
Um projeto desenvolvido na Casa Digital está ampliando o horizonte tecnológico da Terceira Idade de Maricá. A cada dois meses, o espaço, que funciona na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, abre vagas para o curso de noções básicas de informática e acesso à internet, destinado a alunos com mais de 60 anos.
No local, administrado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, são oferecidas aulas às terças e quintas-feiras à tarde, com quatro horas de treinamento por semana. Durante o curso, os alunos aprendem a utilizar ferramentas de formatação de textos, digitação, desenhos, planilhas, email, além de navegar em sites e redes sociais.
“Muitos chegam sem saber nada”, afirma a professora Andrea Regina da Costa, antecipando que as inscrições para a próxima turma começam em novembro. "É só apresentar identidade, CPF e comprovante de residência aqui na Casa Digital ou na Secretaria de Educação", informa.
O aposentado José Marcelino Cruz, de 73 anos, fazia parte da turma dos "excluídos digitais". Ele participa das atividades da Casa da 1ª a 3ª Idade da prefeitura e procurou o curso na Casa Digital para aprender a navegar na internet e poder conversar com amigos e parentes que moram em Portugal.
“Criei uma conta no facebook e estou ampliando meus conhecimentos. Hoje em dia tudo é feito pela internet e com o computador temos o mundo em nossas mãos”, frisa José, que mora no Boqueirão e que está na segunda semana de aula.
Na mesma turma, o aposentado tem a companhia da mulher, Irene Nunes da Silva, de 67 anos. Ela afirma que já tinha alguma noção de computador, na época em que trabalhou na farmácia do irmão, há 10 anos. Mas é no curso que ela está se familiarizando de vez com a informática, além de ter conhecido o universo das ferramentas virtuais de comunicação.
“Utilizava o computador só pra fazer planilhas de contabilidade. Agora estou aprendendo a usar o facebook para conversar com meu filho, que mora no Rio, e também criei um email. O meu projeto de vida mudou. Antes só ficava em casa", destacou Irene, que também participa de atividades de lazer para a Terceira Idade, como alongamento, dança, música e outras aulas oferecidas pela prefeitura.
Casa Digital aberta à população
Administrada pela Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, a Casa Digital possui 18 computadores com acesso à internet. De acordo com o subsecretário Cláudio Luz, qualquer pessoa pode utilizar o espaço gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O local também possui uma sala para palestras, cursos e reuniões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário