sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Emoção na entrega dos livros do Projeto Redação



Texto: Jorge André | Fotos: Clarildo Menezes 

Alunos das escolas municipais sentiram como é ser uma celebridade nesta quinta-feira (29.11) durante a cerimônia de entrega dos livros do Projeto Redação e das medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal Professora Ondina Coelho.
A escola estava lotada com pais, professores, diretores e, claro, as principais estrelas – os novos escritores e os futuros cientistas. O Projeto Redação é uma parceria entre a secretaria de Educação e o Jornal Folha Dirigida, e este ano teve como tema “Maricá e suas belezas naturas”. A secretária de Educação, Marta Quinan, destacou a importância do projeto em Maricá. “Nosso objetivo com esta iniciativa é incentivar os estudantes em suas potencialidades. A orientação do prefeito Washington Quaquá é não medir esforços para transformar a educação de Maricá em
exemplo e este é o nosso objetivo”.
Para a coordenadora de leitura de Maricá, Mônica Salles, o projeto foi emocionante pelo envolvimento de todos. “Pais, professores, diretores, enfim, todos contribuíram e quem saiu ganhando foram as crianças”, apontou.
No livro há textos de diversos gêneros, de poemas a contos, escritos por 50 alunos da rede municipal de ensino. Uma comissão, formada por professores e diretores, escolheu três redações para fazer parte de um outro livro com os melhores textos de todo o Estado do Rio de Janeiro, que será entregue aos alunos em solenidade na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), com a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, que também apóia o projeto.
Emanuelle Rodrigues Castro, 13 anos, estudante da Escola Municipal CAIC Elomir Silva teve sua redação selecionada e destacou a importância do projeto. “Gosto de ler e escrever. Este projeto foi importante para me estimular a continuar escrevendo. Quero participar de outros projetos assim”. A mãe da estudante, Rosangela Rodrigues era só alegrias. “Fiquei emocionada com a notícia. Ela é muito estudiosa e dedicada. Eu e o pai dela estamos muito orgulhosos”, destacou.
Aluna canta Hino Nacional e emociona
Estudante da Escola Benvindo Taques Horta, Barbara Medeiros, 10 anos, foi a responsável por um dos momentos emocionantes da festa. Abrindo a cerimônia ela cantou à capella o Hino Nacional. De mãos dadas com a coordenadora de leitura, Mônica Salles, ela não se intimidou com a área de recreação da escola lotada. Para a secretária de comunicação, Alba Valéria, tanto o Projeto Redação como a OBA são iniciativas importantes. “Sabemos da importância deste trabalho. Esta experiência os alunos vão levar por toda a vida”, ressaltou.
A diretora da Benvindo Taques Horta, Vanessa Sarto, destacou que a OBA acontece há seis anos na escola. No projeto, os alunos desenvolvem problemas relacionado à astronomia e astronáutica. Encerrando a festividade, os alunos participaram de um coquetel, autografaram livros para os pais, professores e para a direção, que vai disponibilizar a publicação nas salas de leitura. Os medalhistas da OBA foram os alunos Bruno Nascimento (Prata), Gabrielly de Figueiredo (Prata), Danyel Muniz (Bronze), Lorrany Batista (Bronze) e Thiago Santos Figueiredo (Bronze).   

Fonte: Prefeitura de Maricá

Nenhum comentário:

Postar um comentário