quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prefeitura de Maricá ganha mais uma escola em Inoã



Texto: Leandra Costa | Fotos: Fernando Silva
Representantes do Estado e secretária de Educação vilsumbram planos para a unidade.
Colégio Estadual de Inoã será municipalizado
A partir do próximo ano letivo, o atual Colégio Estadual de Inoã será administrado pela secretaria municipal de Educação. A novidade foi anunciada em visita, nesta quinta-feira (22/11) à unidade escolar pelo diretor regional pedagógico da Coordenadoria Regional da Baixada Litorânea, Luciano de Sant´Anna dos Santos, representante do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.
Entre os motivos que justificam a municipalização, segundo o diretor, estão a forte parceria estabelecida pelo Estado com a prefeitura e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/1996), que estabelece como prioridade de atendimento do Estado a oferta do Ensino Médio, cabendo às prefeituras o atendimento da Pré-escola até o nono ano do Ensino Fundamental. 
A unidade que será incorporada à rede municipal de ensino de Maricá foi recentemente reformada e conta com uma área de 29.700m2.
- Nessa escola, observamos que havia pouca procura para o Ensino Médio, até porque existem outras oito escolas estaduais na cidade, o que justifica transformá-la numa unidade municipalizada para beneficiar mais alunos”, esclareceu o diretor regional, acrescentando que, atualmente, o colégio atende a 145 alunos do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.
A secretária municipal de Educação, Marta Quinan, já tem planos para a unidade, que passará a ser chamada Escola Municipal de Inoã. “Nossa ideia é criar um complexo educacional nessa ampla área, aproveitando a proximidade com a creche municipal Casa da Criança de Inoã. Vamos estudar o que poderemos criar nesse espaço para melhor beneficiar nossos alunos”, vislumbrou a secretária, que pretende ainda, já no próximo ano letivo, readequar as instalações da unidade, além de realizar a pintura da escola para padronizá-la nos moldes das demais 47 unidades municipais escolares existentes em Maricá.
Sobre a equipe que passará a atuar na escola no próximo ano, a secretária adiantou que será feita uma nova convocação do concurso público para compor a equipe municipal. “Estamos fazendo um levantamento de quantos novos profissionais terão que ser chamados para o próximo ano letivo. Além dessa nova escola, ainda teremos três novas creches, em Inoã, Cordeirinho e Itaipuaçu”, destacou Marta.
Com a municipalização, os servidores concursados do Estado que trabalham no colégio indicarão para a Secretaria de Estado de Educação três opções de unidades para as quais eles poderão ser transferidos. Eles permanecem na unidade de Inoã até o fim de dezembro desse ano. Já os sete funcionários contratados pelo Estado para cargos como vigia, servente e manipulador de merenda terão seus contratos mantidos pela prefeitura. “O Estado estabeleceu o contrato com a empresa terceirizada até dezembro de 2013. Após essa data, a prefeitura se propõe a absorver esses profissionais por meio da empresa que presta serviço para as escolas da cidade. Eles já conhecem a comunidade e a realidade do aluno e a nossa intenção é mantê-los trabalhando na escola”, justificou a secretária de Educação.
 
 
Fonte: Prefeitura de Maricá 

Unidade escolar de Inoã passará a ser administrada pela prefeitura.
Reunião entre equipe da unidade escolar, representantes da prefeitura e Governo do Estado definem novo funcionamento da escola.
Diretores do Estado e Secretária municipal de Educação (meio) discutem processo de municipalização da unidade de Inoã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário