segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Cadeiras juntas e misturadas para dar um toque moderno ao ambiente

Por: Juliana Dias Ferreira 

Arquitetos dão algumas dicas para fazer um mix de cadeiras, tendência na sala de jantar. A regra básica é saber combiná-las entre si e com o ambiente da casa 















Não conseguir se decidir por qual design ou cor de cadeira escolher para a sua sala de jantar já não é um problema. Virou tendência entre os arquitetos e decoradores optar pela mistura de vários modelos para a composição de espaços criativos, onde elas se tornam os principais pontos de atenção. A regra é saber combiná-las entre si e com as demais características do ambiente.
No projeto da arquiteta Marina Dubal, a mesa de 12 lugares ganhou cadeiras diferentes, feitas em madeira e laqueadas em tons fechados e neutros, misturados ao amarelo mais aberto. “Os encostos têm vários detalhes que os diferenciam, mas, ao mesmo tempo, os assentos são semelhantes. As cores se harmonizaram, trouxeram uma cara de bar ao local e deixaram a sala usada para jantares e reuniões bastante descontraída”, afirma.
Outro elemento interessante do ambiente são as lâmpadas, do tipo bola, dispostas ao longo da mesa, que foram uma opção barata aos tradicionais pendentes. Instaladas em duas seções intercaladas, o morador pode optar por acender apenas parte das luzes, sem perder a graça trazida por essa iluminação.
A área de 150 metros quadrados que integra ainda sala de estar, cozinha e varanda, ganhou uma decoração simples e neutra, com piso de madeira, paredes brancas e cinzas. As plantas e flores, uma paixão da moradora, enriquecem o projeto paisagístico do apartamento.
Já o trabalho apresentado pela arquiteta Margareth Villela mostra que a mistura de cadeiras pode ser usada também para criar ambientes sofisticados. A mesa, com base feita em madeira escura e tampo de cristal, foi rodeada por três tipos de cadeiras, todas no tom de azul-turquesa. “A cor fez a ligação entre os diferentes modelos e as estampas formaram um conjunto bem ajustado. Elas são os destaques do cômodo, que ganhou toda uma base monocromática”, explica.
Margareth destaca, ainda, o contraponto entre a elegância dos pendentes e dos assentos, e o despojamento marcado pelo tapete de lona cinza e pelo granito do tipo carijó, que reveste o chão. Espelhos na parte superior deram a sensação de amplitude à área de 35 metros quadrados.
Peças garimpadas e repaginadas
No projeto da arquiteta Carol Lovisaro, a mesa feita em madeira de demolição da varanda gourmet ganhou novos acompanhantes. Seguindo o estilo vintage, as cadeiras foram todas garimpadas e repaginadas com cores e estampas alegres.  
“Esse é o espaço da casa destinado a receber as pessoas, então queríamos criar um local convidativo, por isso, usamos predominantemente a madeira, que deu um ar rústico e agradável ao trabalho”, diz.
Os pendentes, também garimpados para este projeto, a pequena horta – criada para a proprietária do imóvel, que adora usar seus próprios temperos nas receitas que prepara – e as orquídeas plantadas de ponta-cabeça deram o charme final e completaram o clima descontraído do ambiente.

Fonte; O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário