Unidade, nona lançada em Niterói, integra o programa ‘Mais Infância’ que visa à expansão da educação infantil na cidade até 2016. Local tem capacidade para atender até 150 crianças
A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã de ontem a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Rosalda Paim, no Centro da cidade. A unidade é a nona lançada em Niterói, desde o ano passado, quando o prefeito Rodrigo Neves assumiu o cargo, e integra o programa “Mais Infância”, que visa à expansão da educação infantil no município até 2016.
A nova unidade tem capacidade para atender até 150 crianças de dois a cinco anos e 11 meses de idade, e conta com oito salas de aula climatizadas, sala multimeios, sala de recursos, sala de professores, banheiros, secretaria, cozinha e um parquinho. Também foram feitas adaptações para garantir a acessibilidade de alunos com deficiência física e a quadra ganhou uma nova cobertura.
Participaram da inauguração, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, a professora e enfermeira homenageada Rosalda Paim, a secretária municipal de Educação, Ciência, e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, o presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, o reitor eleito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidney Mello, entre outras autoridades.
Compromisso – O prefeito de Niterói demonstrou satisfação com a inauguração e fez um breve discurso diante da população presente na solenidade.
“Estou muito feliz de estar aqui, porque a cada escola que a gente inaugura, a cada unidade que conseguimos implementar, temos a consciência de que vale a pena trabalhar muito e ter toda a dedicação para construir um futuro melhor para a nossa família, para nossas crianças e nossa cidade. A nossa meta é que até 2016 nenhuma criança de família pobre esteja fora da escola. Temos um compromisso de cuidar dos que mais precisam”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Ciência, e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, também comentou a inauguração.
“Essa escola foi remodelada, de modo a atender com qualidade as crianças. Criamos uma infraestrutura necessária para termos um trabalho pedagógico de qualidade e de ponta”, disse a secretária.
O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, falou sobre a importância da nova creche para as famílias, principalmente para as mães.
“As mães dependem muito deste tipo de equipamento para poderem se lançar no mercado de trabalho e deixarem suas crianças em um local seguro, que ofereça uma alimentação balanceada e trabalho pedagógico de qualidade. Esse novo espaço vai permitir a construção de novas oportunidades para as famílias”, falou o presidente da FME.
O prédio onde funciona a nova Umei foi cedido pela UFF à Prefeitura. O reitor eleito da UFF, Sidney Mello, comentou a importância dessa parceria entre Prefeitura e universidade.
“Existe uma pauta importante numa cidade e a primeira pauta, sem dúvida, passa pela educação. Prefeitura e universidade são aliadas na construção de uma cidade, assim como Niterói. Nós temos que exercitar cada vez mais a parceria, na construção de uma grande cidade e sociedade, sobretudo na região fluminense”, finalizou.
Homenagem – A nova Umei homenageia a professora e enfermeira Rosalda Paim, de 85 anos, que esteve presente na inauguração. Nascida em Vila Velha (ES) e formada pela UFF, Rosalda foi a primeira enfermeira a se tornar parlamentar (deputada estadual) e autora de uma importante lei, a que criou o Sistema Estadual de Creches.
Fonte: O FLUMINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário