Rio -  O cônsul de Cuba no Brasil, Lázaro Mendéz, esteve em Maricá no último 13. O objetivo, segundo a assessoria da prefeitura local, era estreitar processo de parceria entre o governo do país caribenho e o município na área de Educação, campo onde Cuba possui reconhecida excelência.
Mendéz apresenta panorama da ilha onde nasceu, na escola Barra de Zacarias: ele foi recebido com apresentações de dança, capoeira e música | Foto: Divulgação
Mendéz apresenta panorama da ilha onde nasceu, na escola Barra de Zacarias: ele foi recebido com apresentações de dança, capoeira e música | Foto: Divulgação
parceria será estabelecida com vistas à expansão do modelo de escola em tempo integral para todas as unidades de ensino da cidade. Atualmente, a escola-modelo nesse formato é a de Barra de Zacarias.

Recepcionado no Paço Municipal pelo prefeito Washington Quaquá e por vários secretários de governo, Lázaro Mendés apresentou um panorama da situação cubana, uma vez que o país atravessa um momento de intensas reformas estruturais.

“Estamos trabalhando muito forte para a atualização de nosso modelo econômico e investindo pesado na formação de profissionais hoje imprescindíveis ao desenvolvimento do país”, contou Lázaro, referindo-se, por exemplo, à consolidação de uma universidadeespecífica para as ciências da computação.

A Saúde e a Educação, segundo o representante da diplomacia cubana, continuam sendo a base estrutural.

“Cuba tem 11 milhões de habitantes. Quando a revolução aconteceu, a maioria era analfabeta, e tínhamos 10 mil professores sem trabalho”, lembrou, acrescentando em seguida: “Hoje somos um país de homens e mulheres de ciências e não deixamos de ter o foco nessas duas áreas tão importantes.”

Para o prefeito de Maricá, o bom exemplo cubano na Educação é importante para o município. “O objetivo é ter uma política mais afirmativa e positiva e que dê às crianças uma educação contínua”, afirmou Quaquá.
Recepção em grande estilo
Da sede da prefeitura de Maricá, a comitiva seguiu até a escola municipal Barra de Zacarias, onde o cônsul Lázaro Mendéz foi recebido com apresentações de dança, capoeira e música feitas por alunos e conheceu as dependências.

A unidade — com nove salas de aula, sala de repouso (onde alunos com problema de saúde recebem cuidados especiais) e espaço para estudantes com dificuldade de adaptação à metodologia — tem ensino em tempo integral e atende a 175 alunos do maternal II (a partir dos 3 anos de idade) até o 5º ano do Ensino Fundamental (14 anos).
Além do conteúdo técnico, as crianças tem aulas de educação física, capoeira e artes.