Páginas

sábado, 15 de junho de 2013

Hospital Estadual Alberto Torres agora conta com centro de trauma


Setor na unidade de saúde em SG é primeiro com núcleo de referência no atendimento a pacientes politraumatizados do RJ. Ministro e governador participaram da inauguração 














O primeiro núcleo de referência no atendimento a pacientes politraumatizados no Estado do Rio e do Brasil. Assim está sendo considerado o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, que foi inaugurado na sexta-feira pelo governador Sérgio Cabral com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A unidade conta com tecnologia alemã e profissionais treinados no Centro de Trauma de Baltimore, na Universidade de Maryland, e no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.
“Esta inauguração me fez voltar no tempo. Em janeiro de 2007, o Alberto Torres tinha apenas 40 leitos. Hoje tem 280 sendo que 80 de UTI. Este centro de trauma será uma referência estadual e o primeiro do Brasil. Além de equipamentos de última geração, a unidade tem instrumentos que permitirão aos médicos e profissionais de saúde trabalhar com o estado da arte em termos de estrutura tecnológica. Os profissionais também foram capacitados nos Estados Unidos e estão preparados em termos de procedimentos cirúrgicos”, afirmou o governador.
O Governo do Estado investiu R$ 6,2 milhões em infraestrutura e equipamentos no novo centro, que seguirá as normas do protocolo internacional de atendimento aos pacientes, inédito no País.
Com capacidade para realizar 200 cirurgias por mês, a unidade conta com três salas cirúrgicas e uma delas permite ao médico acompanhar o exame de tomografia do paciente em tempo real. O Centro de Trauma, de mil metros quadrados, ainda dispõe de 35 leitos de CTI e heliponto.
“Estamos entregando um centro com equipamentos modernos, com médicos treinados em centros do mundo inteiro para tratar de pessoas que são vítimas de acidentes de carro, moto, acidentes no trabalho. Este centro passa a ser um centro de referência para todo o Brasil”, destacou  o ministro Alexandre Padilha.
O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, destacou que o novo complexo de saúde irá melhorar a vida tanto para a população de São Gonçalo como de outros municípios. “Hoje o Alberto Torres recebe pessoas de várias cidades do Estado do Rio”, destacou Pezão.
O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, disse que o Centro de Trauma também vai favorecer a rede pública de saúde municipal, que será desafogada. “Haverá um esvaziamento na rede de saúde municipal. Criando assim, a possibilidade do município oferecer um serviço de saúde melhor para a sua população ao desafogar as unidades municipais. O centro de trauma do Alberto Torres vai possibilitar que a população tenha acesso a um serviço de saúde de excelência em São Gonçalo”, avaliou Mulim. 
Equipe – O centro de trauma de São Gonçalo contará com um total de 55 médicos, 26 enfermeiros e 102 técnicos de enfermagem. Entre os médicos, haverá ortopedista, cirurgião geral e vascular, anestesista, neurocirurgião, cirurgião pediátrico com formação em trauma e cirurgião torácico. 
O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, vereadores da cidade, entre outras autoridades, também estiveram presente a inauguração.

Fonte: O FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário