Espaço, que vai abrigar um Núcleo de Produção Digital, terá exibição de vídeos e vai oferecer cursos para a comunidade audiovisual, como edição, fotografia e TV
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, reabriram na última quinta-feira o Núcleo de Produção Digital (NPD) na rua Visconde do Uruguai, no Centro.
No NPD vai funcionar um Telecentro com Internet gratuita e que também foi inaugurado ontem. Ele possui 10 computadores e estará aberto ao público, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Além do Telecentro, o NPD, que ficou sem funcionar nos últimos anos, contará com ilhas de edição, estúdio, além de uma sala de projeção de vídeos e filmes.
Há planos para que o NPD ofereça cursos de edição, câmera, roteiro, entre outros, para a comunidade e profissionais ligados a cinema, fotografia e TV, oficinas de animação, produção de vídeos, além de exibir filmes e documentários.
O prefeito Rodrigo Neves disse que iniciativas como a reabertura do NPD, a reativação dos Telecentros e o programa Niterói Digital que oferece Internet gratuita sem fio (sistema wi-fi) nas praças, têm a cara da cidade.
“Esses projetos têm tudo a ver com a cidade. Inovação, conectividade, juventude, modernidade, pró-atividade. Niterói é a cidade mais conectada do Estado e iniciativas como essas consolidam a vocação de vanguarda da cidade”, disse.
O secretário Waldeck Carneiro afirmou que a reativação do NPD e dos Telecentros mostra o esforço da atual administração da Prefeitura na elaboração de projetos para as áreas de educação, ciência e tecnologia.
O presidente da FAN (Fundação de Artes de Niterói), André Diniz, afirmou que vai legitimizar todas as audiências da comunidade audiovisual da cidade que passarem pelo NPD.
Na inauguração do NPD, a Prefeitura prestou uma homenagem para um ícone da animação na cidade: Pedro Ernesto Stilpen, o Still, que elogiou a iniciativa da Prefeitura e disse que Niterói poderá se tornar uma grande referência na animação no país.
A Prefeitura de Niterói fará parcerias com o Ministério da Cultura para investimentos no espaço. O chefe regional da pasta no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Marcelo Velloso, também participou da inauguração do NPD e destacou que o espaço será fundamental para a produção audiovisual e a formação de profissionais do segmento.
Fonte: O FLUMINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário