terça-feira, 13 de novembro de 2012

Chuvas causam transtorno na Região Serrana do Rio de Janeiro

Por: Renan Santiago 13/11/2012

Frente fria traz temporais para a Região Serrana do Estado. Uma casa na cidade de Nova Friburgo caiu, mas não houve feridos na área. Defesa Civil esteve no local 














A frente fria que está sob parte do Estado tem causado problemas em alguns municípios do Rio de Janeiro. Nuvens carregadas provocam, desde a última segunda-feira, chuva na região serrana. O maior volume de água caiu sobre a cidade de Teresópolis, segundo o INMET. A estimativa é que, em 24 horas, choveu 87,6 milímetros na estação automática, sendo que apenas nessa última hora (entre 07h e 08h) choveu 24 milímetros.
Em Petrópolis, o temporal chegou a atingir 28,8 milímetros em 12 horas. Já em Nova Friburgo, o nível da chuva chegou a 36,8 milímetros no mesmo período. No início da tarde da última segunda-feira,  choveu granizo em alguns pontos do município. Segundo moradores, a chuva de granizo durou cinco minutos.
A previsão é de mais chuva para a região ao longo desta terça-feira. Em contato com Angela Pedretti, jornalista do informativo A Voz da Serra, de Nova Friburgo, ela informou que houve o registro da queda de uma casa no Bairro Três Irmãos.  A casa estava interditada e não houve feridos. Por segurança, os moradores do entorno já foram deslocadas a um ponto de apoio do bairro.
A defesa civil esteve no local avaliando a área. Em nota divulgada no final da manhã desta terça-feira, foi acionado o alerta máximo/crítico devido às chuvas, na região. Neste estágio, os moradores das área de risco de Nova Friburgo devem se dirigir para um ponto de apoio, ou local que considere seguro. A medida é uma forma de prevenção.
O sistema de alerta por sirene, nas comunidades de risco, já foram acionados. 
A Secretaria de Educação do município informou que a rede municipal de ensino funciona normalmente. Os alunos das escolas que moram em área de difícil acesso, foram dispensados.    
A AUTRAN informou que, por solicitação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, foi interditado o tráfego na Praça Getúlio Vargas, sentido Avenida Alberto Braune, para poda de algumas árvores que apresentavam riscos eminentes à população. 
O prefeito Sérgio Xavier se reuniu durante a manhã com todo o secretariado para entrar em ação o Plano de Contingência do Município de Nova Friburgo. Todas as Secretarias estão preparadas para a situação de emergência, se preciso for, em plantão de 24 horas.  
Os pontos de apoio estão listados no link da Defesa Civil:http://www.pmnf.rj.gov.br/defesa-civil/ ou podem ser informados pelo telefone 199 (Defesa Civil).  

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário