segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Domingo de Espraiado de Portas Abertas


Texto: Jorge André | Fotos: Clarildo Menezes
Neste domingo (06/12), o Espraiado estava de portas abertas para turistas e moradores de Maricá. A Prefeitura realizou, através da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, mais uma edição do tradicional evento “Espraiado de Portas Abertas”, que oferece uma grande variedade de atrações, boa comida e artesanato. O pernil foi o tema desta edição. Os bares, sítios e casas (transformadas em restaurantes) cadastradas no projeto serviram a carne de porco como prato principal.
No sitio do Riacho, um dos locais mais procurados durante o evento, a artesã Tânia Maria de Mello apresentava um pouco do seu trabalho. Ela também participa da feira de artesanato na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro), e acha estas iniciativas muito importantes para o turismo local. “Gosto muito de participar. Trabalho há mais de 20 anos com artesanato e fico muito feliz em poder divulgar meu trabalho nestes eventos”, disse.
As bandeiras amarelas em frente às casas ou ao estabelecimento ajudavam a identificar o participante. No bairro, sete deles receberam o projeto musical “Sob o Céu Sob o Sol de Maricá”, também desenvolvido pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo. Os músicos Mirene Alves, Jô Borges e Aldo Corrêa, Bruno Berner, Sidney Santos, Ed Baiano e Baby do Cavaco foram responsáveis pela animação em cada ponto do “Espraiado de Portas Abertas”. A dona de casa Suely da Cunha, 44 anos, mora em São Gonçalo e sempre participa. “Acho o projeto maravilhoso. Não é muito distante então sempre que posso venho”, afirmou.
Perto do Largo de Santo Antônio, no Sitio São Pedro,  Julcenir Eckhardt, 62 anos, aproveitou a cobertura do portão para montar ali seu barzinho, oferecendo churrasco, bebidas e produtos que ele cultiva. “Esta deve ser a quarta edição que participo. Acho maravilhoso o incentivo a visitação ao bairro e ao comércio”, disse Julcenir. “Fazemos aqui um churrasquinho e ficamos papeando. Quem quiser parar será muito bem vindo”, completou o irmão Julcemir.
O secretario municipal adjunto de Turismo, Amaury Vicente, destacou a importância do evento e da participação dos moradores. Segundo ele, a iniciativa já transformou o bairro em um dos pontos mais procurados na cidade e está mudando de forma considerável a economia local. “Muitas pessoas abrem suas casas e transformam em restaurantes para receber durante o projeto. O bairro está tendo uma visibilidade muito grande graças a este projeto”, afirmou.
No Largo de Santo Antônio no inicio da tarde aconteceu o “Samba de Buteco”, outro projeto desenvolvido pela secretaria, com uma roda de samba comandada pelo sambista Claudinho Guimarães. A primeira parte do show ficou por conta de Adriano Pavarotti. Depois do intervalo Claudinho assumiu o microfone. Também no Largo, tendas vendiam doces, salgados e artesanato.
 

Fonte: Prefeitura de Maricá


Nenhum comentário:

Postar um comentário