Faixa exclusiva para ônibus na avenida da Zona Sul de Niterói agora só pode ser utilizada em raros casos, e quem desobedecer será multado. Panfletos são distribuídos para orientar motoristas
Quem se arriscou e trafegou pela faixa seletiva da Avenida Roberto Silveira pode ter levado uma multa, já que começou a vigorar na segunda-feira a proibição para os carros de passeio impedidos de utilizar o espaço destinado a ônibus.
O presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini, informou que estão sendo distribuídos panfletos para orientar os motoristas.
Marcolini disse ainda que existem algumas exceções em que os motoristas podem trafegar pela faixa exclusiva: quando o veículo for entrar em algum imóvel e acessar postos de gasolina e ruas à direita.
“Os agentes ficam posicionados nas esquinas e eles sabem identificar quem vai acessar a faixa para fazer estes tipos de conversão ou não. Nosso intuito não é sair aplicando multas, mas conscientizar os motoristas que a seletiva só pode ser usada por ônibus, táxis e transportes escolares devidamente sinalizados”, declarou. A NitTrans recomenda que sejam evitadas manobras bruscas no acesso às pistas exclusivas.
Opiniões - O uso da faixa exclusiva para ônibus deixou as opiniões divididas. O dono de um posto de gasolina na Avenida Roberto Silveira declarou que o movimento caiu em 40%, depois do uso da seletiva. “Eu percebi que os clientes estão com medo de entrar na seletiva e parar no posto para abastecer, porque estão receosos de serem multados. Não sou contra as mudanças, só acho que o comércio não pode ser prejudicado”, afirmou Oswaldo Esteves, de 49 anos.
Já o consultor de vendas Henrique Costa, de 34 anos, acha que a mudança é positiva. “Eu acho muito válido porque com certeza isso vai desafogar o trânsito caótico de Niterói, é só prestar atenção na sinalização do trânsito”, declarou.
Fonte: O FLUMINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário