terça-feira, 10 de julho de 2012

Mais pinguins aparecem em praia de Maricá após resgate de uma dezena


Segundo subsecretaria, dez animais teriam morrido após ficarem presos em pedras porque não conseguiram nadar de volta até o alto mar. Espécie encontrada estaria em extinção 









Dez pinguins morreram e um foi resgatado nos últimos dois dias na praia de Ponta Negra, em Maricá. Os animais da espécie Spheniscus magellanicus ou conhecida também como ‘Pinguim de Magalhães’ ficaram presos nas pedras e não conseguiram nadar de volta para o oceano por conta da força das ondas.
Nesta terça-feira um pinguim foi levado pela corrente marítima até o canal de Ponta Negra e encontrado por equipes da subsecretaria municipal de Ambiente.
O animal resgatado foi levado para a sede da subsecretaria, no Centro. Está sendo alimentado e será encaminhado nesta quarta-feira para a Escola de Medicina e Veterinária, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, onde receberá o tratamento adequado até ser encaminhado de volta ao mar.
Segundo informações da subsecretaria, esses habitantes típicos de terras geladas são jovens e foram trazidos pelas correntes marítimas frias provenientes da Patagônia, na região Sul da Argentina, ao buscarem alimentos. Eles teriam chegado ao litoral de Maricá, acrescenta a subsecretaria, após se perderem de um grupo da mesma espécie. A direção da corrente seria comum nessa época.
Espécie encontrada está em extinção- Os animais, ameaçados de extinção, começaram a aparecer na costa da cidade nas últimas três semanas. Os primeiros foram vistos nas praias de Barra de Maricá, Ponta Negra e Itaipuaçu.
Cuidados- A subsecretaria orienta os moradores a não retirar os animais do mar, porque há risco de contágio tanto para os pinguins quanto para o homem. Outro erro comum é resgatar o animal e colocá-lo em água gelada, acreditando que isso os deixará mais confortáveis. A orientação, nesses casos, é aquecê-los com um pano seco, porque em geral eles estão estressados e sofrendo por hipotermina.
Nos casos em que o animal estiver debilitado e sem condições de nadar, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193 ou com a Subsecretaria de Ambiente (2637-8065).

Fonte: Prefeitura de Maricá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário